Efeitos do modelo de remuneração baseado em valor na prescrição de medicamentos oncológicos
Em fevereiro de 2015, o CMS (Centers for Medicare & Medicaid Services) nos Estados Unidos anunciou um novo modelo alternativo de pagamento que se concentraria no atendimento de beneficiários do Medicare em quimioterapia para câncer: o Oncology Care Model (OCM). Nos últimos 6 anos, o OCM incentivou os profissionais a transformar a maneira como prestam atendimento ao câncer para se concentrar no paciente, melhorar ou manter a qualidade e evitar custos desnecessários. O OCM se esforçou para se afastar da estrutura de pagamento tradicional do Fee-for-Service (FFS) e se concentrar em cuidados de alto valor.
Transferir o risco financeiro para os provedores de oncologia pode aumentar os cuidados de acordo com as diretrizes e influenciar os padrões de prescrição de medicamentos. O OCM criou a responsabilidade pelos custos totais do tratamento do câncer e exigiu que os participantes usassem diretrizes baseadas em evidências reconhecidas nacionalmente; ao fazê-lo, o OCM afetou os padrões de prescrição de medicamentos.
Uma avaliação do OCM revelou que os pagamentos de medicamentos de suporte aumentaram menos nos participantes do OCM do que no grupo de comparação, o que pode refletir uma mudança para o uso mais consciente dos custos de terapias de suporte dispendiosas que representavam 7% do tratamento total.
Análises internas do CMS também mostraram que o uso de biossimilares aumentou ao longo do tempo, o que coincidiu com a maior aceitação dos participantes do OCM. Por exemplo, o Texas Oncology, que é um serviço participante do OCM, concentrou-se no aumento da utilização de biossimilares para rituximabe, bevacizumabe e trastuzumabe, de menos de 10% de utilização para mais de 70% em 12 meses, com economias de custo substanciais de US$ 4 milhões ou 21% em apenas 1 mês.
O OCM tem sido uma força motriz para a aceitação de biossimilares. Dado o potencial dos biossimilares para reduzir o custo do atendimento, modelos de remuneração em oncologia baseados em valor, podem ajudar a acelerar a atualização de biossimilares. Em conclusão, o OCM se esforçou para se concentrar em cuidados centrados no paciente, melhorias de qualidade e reduções na utilização e gastos desnecessários.
Fonte: Wilfong, L., Dave, N., Garey, J., Toth, S., Schwartz, J., & Ortega, L. et al. (2021). A successful model of biosimilar adoption in a community oncology practice. Journal Of Clinical Oncology, 39(15_suppl), 6514-6514. doi: 10.1200/jco.2021.39.15_suppl.6514.
[Internet]. Innovation.cms.gov. 2022 [cited 26 July 2022]. Available from: https://innovation.cms.gov/data-and-reports/2021/ocm-ar4-eval-payment-impacts
Paulo Henrique Aires de Freitas
Médico Oncologista