O que são os linfomas? - SOI O que são os linfomas? - SOI
SOI

Blog

O que são os linfomas?

Resumidamente, os linfomas são os cânceres do sistema e órgãos linfáticos. Eles surgem quando os linfócitos ou os seus precursores que se localizam no sistema linfático ou na medula óssea se tornam malignos, crescendo descontroladamente e invadindo tecidos saudáveis.

Os linfomas podem surgir em praticamente qualquer parte do corpo e os sintomas dependem do local de início, quais partes do corpo ele está afetando e qual o tipo de linfoma. Porém, os sinais e sintomas podem incluir aumento indolor do tamanho dos linfonodos (linfonodomegalia ou ínguas), fadiga persistente, febre (principalmente no fim da tarde e à noite), sudorese noturna, falta de ar, perda de peso importante sem explicação e coceira na pele.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de linfomas são sexo masculino (apesar de alguns subgrupos serem mais comuns em mulheres); ter um sistema imune enfraquecido (por HIV, transplante de órgãos ou doença imune hereditária); ter uma doença autoimune (como artrite reumatoide, lúpus ou doença celíaca), ter sido infectado por um vírus como Epstein-Baar, hepatite C ou HTLV; ter um parente próximo que teve linfoma; exposição a produtos químicos como benzeno ou pesticidas; ter sido tratado no passado para linfoma; e ter sido tratado com radioterapia no passado.

Existe mais de um tipo de linfoma?

Existem mais de 70 tipos diferentes de linfoma. Eles vão de indolentes (que crescem muito lentamente e em alguns casos nem precisam de tratamento) a altamente agressivos (que podem levar à morte em dias se não tratados).

A maior parte dos linfomas surge dos dois tipos principais de células brancas chamadas linfócitos: os linfócitos B e os linfócitos T. As células cancerosas podem se deslocar para outras partes do corpo, incluindo os linfonodos, baço, medula óssea, sangue e outros órgãos. Uma vez nesses locais, elas podem se acumular e formar tumores.

O seu tratamento e chances de cura dependem do tipo do linfoma e do seu estadiamento (qual “estágio” esse tumor se encontra ao diagnóstico).

Os linfomas se classificam em dois grandes subtipos: os Linfomas de Hodgkin e os Linfomas não-Hodgkin.

O tipo mais comum de linfoma são os linfomas não Hodgkin. Ele tem uma tendência de acometer pessoas mais velhas. Vários tipos de tratamentos podem ser utilizados contra os LNH dentre eles quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e transplante de medula óssea.

Já o linfoma de Hodgkin (também conhecido como doença de Hodgkin) geralmente começa num tipo de célula B que é encontrado na medula óssea. Ele é considerado uma das formas de câncer mais curável atualmente, especialmente se diagnosticado e tratado em fases iniciais. Também pode ser tratado com quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.

 

Diogo Kloppel Cardoso

Médico Hematologista

O que são os linfomas? - SOI O que são os linfomas? - SOI
Todos os direitos reservados a SOI. Desenvolvido por Agência Salt.