Cuidados Paliativos – implementando cuidados adequados e proporcionais em todas as fases da vida
A definição mais moderna de Cuidados Paliativos trazida pela IAHPC “International Association for Hospice and Palliative Care” em 2018 define essa modalidade de atuação como cuidados holísticos ativos, ofertados a pessoas de todas as idades que se encontram em intenso sofrimento relacionados à sua saúde, proveniente de doença grave, especialmente aquelas que estão no final da vida.
O objetivo dos Cuidados Paliativos é, portanto, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, de seus familiares e de seus cuidadores.
Desde 2002 a OMS defende um modelo de integração entre cuidados paliativos e cuidados curativos. Já é uma realidade em países desenvolvidos e vem sendo, inclusive, utilizado como critério em certificações hospitalares internacionais
Idealmente deve estar presente desde o início da doença ameaçadora da vida e gradualmente vai ganhando importância, à medida que o tratamento modificador da doença (em busca da cura) perde sua efetividade.
Os “Cuidados Paliativos” se sustentam em 4 pilares todos circundados pelos princípios da Bioética:
1) A busca do controle impecável dos sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais;
2) A comunicação adequada, compassiva e eficaz;
3) O apoio a família e aos cuidadores;
4) O trabalho em equipe.
A busca por um tratamento adequado e proporcional às necessidades dos pacientes objetivando que eles vivam o mais ativamente possível, com bem estar e qualidade de vida é uma das grandes vocações da SOI.
Os Cuidados Paliativos vêm auxiliar no aperfeiçoamento do ciclo de cuidados que todo paciente necessita e merece.
Paulo de Oliveira Duarte
Médico Geriatra e Paliativista